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Belle Époque em perspectiva
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História

Belle Époque em perspectiva

Belle Époque em perspectiva

(ISBN: 978-65-86255-22-5)

Carmem Negreiros, Fátima Oliveira .(Org)  | 

Páginas:  318 p.

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Descrição do Produto

O Laboratório de estudos de literatura e cultura da Belle Époque - LABELLE – reúne pesquisadores interessados em investigar o _ nal do século XIX e as décadas iniciais do século XX no âmbito cultural, literário e artístico. Proposta tão ampla quanto o termo aglutinador, belle époque, que torna-se interessante por permitir, aos pesquisadores, transitar com maior _ exibilidade em meio à riqueza do período sem a restrição de termos presentes no cânone que procuram de_ nir aspectos parciais da intensa produção. Mas, permanece a pergunta incontornável: por que estudar a produção literária, cultural e artística entre 1890-1920? Qual a relação dessa produção com as tensões do contemporâneo? Em que medida tais investigações podem enriquecer os estudos literários? Este livro lança um olhar crítico para a potência da “bela época” e nos faz entender que o quali_ cativo “bela” não anula os con_ itos, as tensões, as revisões, o mal-estar na modernidade, que impregnaram o _ nal do século XIX e as primeiras décadas do XX, seja nas grandes capitais europeias, exemplos da espetacularização do progresso, seja em nosso país, república periférica. Belle Époque em perspectiva apresenta as cartogra_ as simbólicas da Belle Époque, de acordo com o material pesquisado pelos autores – crônicas, romances, periódicos, diários, cartas, _ lmes, poemas, caricaturas, cenas pictóricas, detalhes arquitetônicos e decorativos, cardápios, manifestos de educadores, entre outros – em busca da compreensão e/ou da problematização da grande crise histórica que marcou o ingresso do Brasil na modernidade, após a Abolição e na Primeira República. O retorno aos anos 1900 não con_ gura a busca de uma origem da modernidade ou de um tempo perdido, mas oportunidade para apreender sobre os recursos de escritores e artistas diante do desa_ o de ampliar as estratégias da linguagem literária frente a novas sociabilidades e sensibilidades. E, sobretudo, trazer os impasses projetados na forma literária e artística, iluminando as tensões do processo. Estudar as respostas estéticas, densas e problematizadoras a tal desa_ o instiga a renovação dos estudos literários. A_ nal, se não pudemos escolher o tipo de passado que herdamos – descrito nos manuais literários –podemos sem dúvida repensar o tipo de passado que teremos, a partir de releituras e novos olhares que exercitem a possibilidade de ver as coisas de modo diferente, com paixão racional.

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