MINHA CONTA

>
Documentário o cinema como testemunha Imagem
Documentário o cinema como testemunha
POR: R$ 42,00

Comprar

Artes

Documentário o cinema como testemunha

Documentário o cinema como testemunha

(ISBN: 978-85-64586-24-6)

San Antonio de los Baños?  | 

Páginas:  180 p.

mais informações

Documentário o cinema como testemunha

(ISBN: 978-85-64586-24-6)

San Antonio de los Baños?  | 

Páginas:  180 p.

mais informações

As combinações acima não possuem estoque.

Só temos 31 em estoque. Adicionamos todos em seu carrinho. Compre logo antes que acabe!

por: R$ 42,00

Quantidade

+

-

Adicionar ao Carrinho

Frete e prazo

Frete e prazo

calcular

Não sei meu cep

Descrição do Produto

Nesta época de excesso midiático do real, as táticas expressivas do documentário têm se transformado em formas comuns de manifestação do discurso audiovisual. Desde a revolução tecnológica e estética do cinéma vérité, o documentário como forma de expressão artística tem perdido sua especificidade anterior e estendido sua territorialidade a âmbitos aparentemente estranhos às formas canônicas – entre outras, a exploração do inconsciente, o vídeo-diário, as autorrepresentações, a busca das qualidades metafísicas da experiência, documentários em animação e outras formas de hibridez manifestas com a ficção.As filmografias do terceiro cinema, com altas cotas de compromisso com o atestado do social e um significativo peso do testemunhal, encontram no campo audiovisual documental um dos cenários mais ativos de busca e invenção. A não ficção latino-americana conta com uma sólida tradição própria, altos expoentes de criação e reflexão e uma modernidade cinematográfica contemporânea com as de vanguarda da segunda metade do século XX. A riqueza das tendências, assim como os saberes que se produzem em torno dessas práticas, expressam a dinâmica do momento estético atual.Com esses pressupostos, o I Encontro de Documentaristas organizado pela Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV) de San Antonio de los Baños, no mês de janeiro de 2009, teve como objetivo ativar a reflexão entre cineastas e estudiosos da não ficção, a partir da perspectiva de cinematografias e práticas periféricas de resistência. A Escola, fiel a seus princípios de formar cineastas comprometidos com o mundo e com seu tempo, desenhou este espaço porque acredita na multiplicidade de vozes e opções estilísticas, e na necessidade de que o artista-militante encontre sua verdade no oceano de informação que o rodeia.O presente livro reúne os registros daquele encontro.